Não ficando mais apenas nos spas, os óleos essenciais tornaram-se grandes aliados. Os líquidos altamente concentrados, extraídos de plantas, têm historicamente marcado a presença em produtos de beleza – e agora pesquisas provam que, quando inalados adequadamente, também são bons remédios, diz Brent Bauer, MD, diretor do programa de Medicina Complementar e Clínica Mayo.
Leia mais
A importância da aromaterapia na saúde
Aromaterapia para manter o equilíbrio no final do ano
Comer chocolate todos os dias pode fazer bem ao cérebro
Sim, isso mesmo – a aromaterapia pode realmente ser boa para você. Você só precisa encontrar os melhores óleos essenciais para o que lhe aflige. Confira esse guia completo:
Como funciona a aromaterapia?
Os óleos essenciais carregam a “essência” da planta, explica Elizabeth Ko, MD, diretora médica da UCLA Health Integrative Medicine Collaborative e professora clínica assistente de medicina da David Geffen School of Medicine da UCLA.
“Os óleos essenciais são rapidamente absorvidos pelos receptores olfativos que estão ligados ao sistema límbico, que controla a freqüência cardíaca, pressão arterial, respiração e estresse”, diz Ko. “A essência de cada planta tem uma composição química diferente que afeta seu cheiro, absorção e efeito.” Porém, há muito o que descobrir com óleos essenciais, já que não existem dois óleos exatamente iguais.
As descobertas são promissoras (imagine trocar pílulas por aromas!), mas elas vêm com algumas ressalvas: primeiro, elas são amplamente testadas (leia-se: não há muita pesquisa por aí). Além disso, você deve usá-los criteriosamente. “Tudo o que é poderoso o suficiente para exercer um efeito benéfico no corpo é poderoso o suficiente para exercer um efeito negativo”, diz Bauer.
Os óleos essenciais liberam compostos orgânicos voláteis (COVs), efluentes gasosos frequentemente ligados a tintas e pesticidas. (Alguns VOCs são mais perigosos que outros, e “volátil” significa que uma substância pode evaporar.) Portanto, embora, por exemplo, a exposição moderada aos melhores óleos essenciais possa ser saudável para o coração, a exposição prolongada pode representar riscos cardíacos.
Quais são os benefícios dos óleos essenciais?
Todo óleo essencial tem seus próprios benefícios, e as vantagens que você pode obter dependem do óleo que você usa, diz Yufang Lin, MD, especialista em medicina integrativa no Centro de Medicina Integrativa da Cleveland Clinic. Alguns benefícios possíveis:
Eles podem ajudar a reduzir a ansiedade
Vários óleos essenciais, como laranja e lavanda, foram mostrados em estudos para ajudar as pessoas a ficarem um pouco menos ansiosas. Vale ressaltar: algumas pesquisas descobriram que as vantagens só acontecem no momento, como quando você recebe uma massagem.
Eles podem ajudar com dores de cabeça
Alguns estudos menores descobriram que as pessoas tinham menos dor de cabeça depois de aplicar óleo essencial de hortelã e pimenta em sua pele. Um estudo até descobriu que não havia uma diferença significativa entre o uso de óleo de hortelã-pimenta para reduzir a dor e o uso de acetaminofeno (também conhecido como Tylenol).
Os óleos essenciais podem melhorar seu sono
A alfazema, em particular, demonstrou aumentar a capacidade de dormir e acordar incrível.
Os óleos essenciais podem ajudar a reduzir a inflamação
Alguns óleos essenciais podem ajudar a prevenir a inflamação, diz o Dr. Lin. Pesquisas em ratos e placas de Petri descobriram que óleos como lavanda, tomilho e orégano podem ser bons para isso, mas ainda é preciso fazer mais estudos com seres humanos.
Eles podem te dar um impulso de energia
O café é ótimo e tudo, mas um pouco de hortelã também pode ajudar a estimulá-lo, diz o Dr. Ko. Um estudo constatou que homens que usavam óleo de hortelã-pimenta conseguiram um desempenho melhor na academia do que aqueles que não usaram. (Mais pesquisas são necessárias em mulheres, no entanto.)
Eles podem ajudar com problemas de estômago
O limão, em particular, é bom para combater coisas como náusea e vômito, diz Ko. Um estudo realizado com mulheres grávidas descobriu que aquelas que cheiravam a óleo de limão quando se sentiam doentes tinham significativamente menos náusea e vômito nos dias seguintes do que as mulheres que não sentiam.
Quais são os possíveis efeitos colaterais dos óleos essenciais?
Os efeitos colaterais que você pode enfrentar dependem do óleo que você está usando e de como está usando, diz Lin. “Os óleos essenciais à base de citros, como laranja, limão e bergamota, são fotossensibilizadores e podem predispor alguém a sofrer queimaduras solares”, diz ela, se você a colocar diretamente na pele, especialmente sem diluir.
Além do mais: “Alguns óleos essenciais são tóxicos para o sistema nervoso e o fígado, como a árvore do chá e o eucalipto, e precisam ser usados com cautela em torno de pequenos animais e bebês, idosos e mulheres grávidas”, acrescenta ela. E alguns óleos essenciais, como artemísia, poejo e absinto, podem causar a contração do útero, de modo que você não deseja usá-los durante a gravidez, diz ela.
Pessoas que tendem a ter fortes reações ou alergias a fragrâncias ou que têm problemas respiratórios também devem ser cautelosos ao usar óleos essenciais, diz Ko. No geral, “os testes de segurança mostram muito poucos riscos quando os óleos são usados conforme as instruções”, diz ela. Na maioria das vezes, não há mal nenhum. “Como terapia, os óleos essenciais são uma solução eficaz de baixo risco, baixo custo”, diz o Dr. Ko.
Qual é a melhor maneira de usar óleos essenciais?
A chave é permanecer em um ponto ideal de 15 a 60 minutos – nunca respire os óleos essenciais por mais de uma hora por vez. Sempre siga as instruções do frasco! E, se estiver tomando algum medicamento ou tiver um problema de saúde crônico, pergunte ao seu médico antes de começar a praticar aromaterapia. Assim como qualquer outro medicamento, os óleos essenciais devem ser usados corretamente para obter recompensas à saúde.
Um difusor de óleos essenciais é a maneira mais eficaz de liberar os melhores aromas no ar, mas se você não tiver um, poderá pingar o óleo em uma tigela com água quente fumegante. Nos dois casos, use uma ou duas gotas de um óleo de cada vez. Fique a alguns metros de distância, respire fundo 10 vezes e depois respire normalmente. Se você permanecer dentro do limite de tempo seguro e abrir uma janela quando terminar, poderá praticar aromaterapia todos os dias.
No trabalho ou, digamos, no seu carro? Coloque uma gota de um óleo em uma bola de algodão, coloque-a debaixo do nariz e inspire normalmente por um a dois minutos.
Como saber se é um óleo essencial original?
Uma coisa a ter em mente: como eles ainda não são regulamentados pelo FDA, os óleos essenciais nas prateleiras das lojas podem não ser reais, diz Megan Schwarz, especialista em óleos essenciais, criadora do blog Seed to Serum. Siga estas dicas (recomendadas por Schwarz, Dr. Ko e Dr. Lin) para garantir a compra de produtos originais e comece a fazer compras com as nossas opções abaixo.
– Cuidado com o rótulo de aromaterapia geral, muitas vezes batido em óleos diluídos atados a fragrâncias sintéticas.
– Procure óleos 100% puros e orgânicos, livres de cargas, pesticidas e produtos químicos sintéticos.
– Se um rótulo indicar qualidade terapêutica ou destilação a vapor, melhor ainda.
– A maioria dos óleos essenciais tem vida útil longa – mais de um ano se armazenados em local fresco e seco. Se a loja em que você estiver quente ou úmida, compre em outro lugar.
Para que servem os principais óleos essenciais:
Lavanda
Use-o: Para dormir melhor. Pesquisa mostra que a lavanda pode ajudar as pessoas a dormirem melhor e acordarem mais revigoradas. E, de acordo com a Fundação Nacional do Sono, a lavanda demonstrou reduzir a ansiedade, dando um breque em noites em que pensamentos agitados o mantém acordado.
Benefícios extras: a lavanda está associada a menor pressão sanguínea, batimentos cardíacos e temperatura da pele.
Óleos essenciais: Sálvia
Use-o: Para reduzir a pressão sanguínea. Em um estudo de julho de 2013, as mulheres que sentiram cheiro de sálvia apresentaram redução da pressão arterial e das taxas de respiração. Elas também foram capazes de relaxar durante um exame médico estressante.
Benefícios extras: pode ajudar com memória e atenção.
Hortelã-pimenta
Use-o: Para acordar. Pesquisas mostram que respirar hortelã-pimenta pode fazer as pessoas se sentirem mais alertas e melhorar sua memória.
Benefícios extras: pode reduzir a fadiga e os desejos de chocolate.
Óleos essenciais: Laranja
Use-o: Para diminuir a ansiedade. Um estudo descobriu que as mulheres que cheiravam esse óleo essencial durante o trabalho de parto ficavam menos ansiosas e mais relaxadas.
Benefícios extras: ele pode ajudar com o Estresse Pós-Traumático, de acordo com um estudo.
Alecrim
Use-o: Para melhorar a capacidade cerebral. Respirar alecrim pode melhorar a velocidade e a precisão durante tarefas mentais exigentes, segundo um estudo de 2012. Outra pesquisa constatou que seu perfume deixou as pessoas se sentindo revigoradas e mentalmente estimuladas.
Benefícios extras: pode ajudar a aumentar a energia e reduzir a fadiga.
Óleos essenciais: Canela
Use-o: Para aumentar o foco. Pode alimentar a área do cérebro que governa o estado de alerta. Por exemplo, a pesquisa descobriu que os motoristas estavam mais concentrados e menos perturbados depois de respirar os aromas de óleo de canela.
Benefícios extras: aumenta a concentração e reduz a frustração.
Limão
Use-o: Para melhorar o humor. Quando a vida lhe der limões, cheire! Pesquisas mostram que o óleo da casca da fruta pode melhorar o humor. Em um estudo publicado na Psychoneuroendocrinology em 2008, por exemplo, os pesquisadores descobriram que a inalação do aroma do óleo essencial de limão era mais eficaz na melhoria do humor do que a aromaterapia envolvendo o uso de óleo essencial de lavanda.
Benefícios extras: pode aliviar a ansiedade e o estresse.
Óleos essenciais: Eucalipto
Use-o: Para seu nariz parar de escorrer. Combater o congestionamento com óleo de eucalipto. Esse óleo essencial reage com as mucosas, reduzindo o muco. Mas lembre-se: o óleo de eucalipto é forte, então você só precisa de uma ou duas gotas.
Benefícios extras: promove a clareza mental e alivia dores de cabeça para algumas pessoas.
Bergamota
Use-o: para atingir o relaxamento máximo. Em um estudo, as mulheres que inalaram bergamota apresentaram níveis mais baixos de saliva cortisol (também conhecido como hormônio do estresse). O perfume também ajudou os pacientes em um centro de tratamento de saúde mental a se sentirem mais positivos, de acordo com um estudo de 2017.
Benefícios extras: pode melhorar seu humor.
Óleos essenciais: Capim-limão
Use-o: Para reduzir a preocupação. As pessoas de um estudo que foram expostas ao óleo essencial de capim-limão imediatamente viram o nível de ansiedade e tensão diminuir. Se recuperaram mais rapidamente de uma situação indutora de estresse em comparação com aqueles que não inalaram o perfume.
Benefícios extras: ajuda a manter os insetos afastados.
Ylang Ylang
Use-o: Para relaxar. Um estudo descobriu que as pessoas tinham uma frequência cardíaca e pressão arterial mais baixas após o uso do ylang ylang.
Benefícios extras: pode aliviar inflamações.
Óleos essenciais: Sândalo
Use-o: Para melhorar o seu humor. A pesquisa descobriu que o sândalo pode ajudar a melhorar os sintomas depressivos nas pessoas durante uma massagem.
Benefícios extras: pode ajudar a melhorar o foco.
Camomila
Use-o: Para dormir melhor. Foi descoberto que a camomila romana para ajuda as pessoas a dormirem melhor quando aplicada durante uma massagem.
Benefícios extras: acalma os nervos.
Óleos essenciais: Jasmim
Use-o: Para melhorar seu humor. As pessoas que foram expostas ao jasmim em um estudo relataram sentir-se mais positivas e otimistas depois.
Benefícios extras: pode ter um efeito afrodisíaco.
Toranja
Use-o: Para relaxar. Um estudo em ratos descobriu que o óleo essencial de toranja ajudou a baixar a pressão arterial. A teoria é que o limoneno, o ingrediente ativo do óleo de toranja, faz esse truque.
Benefícios extras: pode ajudar a equilibrar seu humor.